Prefeito Gustavo Melo discute com moradores e empresários medidas para prevenir alagamentos na área central

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

Discutir formas de minimizar os alagamentos nas ruas Florisvaldo de Souza Porto, João II, Sílvio José de Castro Maia e Antônio Aires Fávero. Essa foi a pauta de uma reunião na manhã desta quinta-feira (28) entre o prefeito Gustavo Melo (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Antônio de Melo, moradores e empresários do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá).

O último alagamento na localidade foi registrado em 19 de fevereiro deste ano, quando uma forte chuva atingiu a cidade. Além dos prejuízos em veículos, a invasão da água em residências e estabelecimentos comerciais provocou a perda de mobiliário e documentos, segundo relato dos moradores.

A galeria para drenagem de água pluviais na localidade tem se mostrado ineficiente. A situação, segundo os moradores, se arrasta por mais de 30 anos. “É tantos anos que acontece esse problema. Estamos reivindicando que seja resolvido esse problema de alagamento naquele setor. Temos um acesso muito bom com o prefeito. Queremos, assim que passar o período chuvoso, comece algum trabalho para que seja corrigido esse problema”, disse o empresário Américo Alves Filho, residente na junção da Rua Florisvaldo de Souza Porta com a Rua Sílvio José de Castro Maia.

Ciente do problema, o prefeito Gustavo Melo adiantou aos moradores que está em execução um projeto de drenagem para localidade. Em outra frente afirmou que vai se reunir com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso para cobrar a conclusão de obras de um ponto de escoamento na Avenida Carlos Hugueney nas proximidades da Rua João II.

“São problemas antigos que precisam ser resolvidos. Alto Araguaia recebeu um volume de recursos muito grande no passado e nada foi feito para solucionar problemas antigos. Estamos empenhados em resolver. Vamos discutir a situação com o DNIT. Vamos, até o final de março, sentar com a comunidade, mostrar o projeto e saber o que podemos fazer de parceria para resolução desse problema que há muitos anos causa transtornos”, disse o prefeito.

OUTRAS LOCALIDADES – O chefe do executivo ressaltou que a cada chuva mais forte em Alto Araguaia é motivo para ligar o sinal de alerta. Segundo ele, além da região central da cidade, ruas no Bairro Gabiroba como Benjamin Constant, que apresenta alagamento, também estão sendo monitoradas pela administração para inclusão de obras de drenagem.